ENTRE E CONHEÇA

A Tecnologia e o Meio Ambiente

Todos nós sabemos que a tecnologia avança de maneira surpreendente e vêm a cada ano facilitando as nossas vidas de forma sofisticada e funcional. Os produtos eletrônicos são desenvolvidos para alta performance, porém poucos deles são planejados de forma que não traga malefícios ao meio ambiente.

Sendo assim a tecnologia tem seu lado negativo, pois os problemas ambientais que ela têm causado crescem em maior proporção. O descarte impróprio desses produtos contribuem para o acúmulo do lixo eletrônico. Esses problemas afetam nosso planeta e a população devido aos componentes utilizados na produção dos eletrônicos como o chumbo, cádmo, berílio e o mercúrio, substancias que prejudicam o solo e demoram muito tempo para serem deteriorados pela natureza.

Outro fator importantíssimo é o consumo de energia. A grande maioria da energia que utilizamos vem da natureza, ou seja, é imprescindível ter a consciência de que é necessário preservar e poupar os gastos com energia. A solução é investir em equipamentos que consumam menos energia. Além disso também há maneiras simples que devem ser adotadas por todos para reduzir o consumo, uma delas é utilizar a luz do dia por mais tempo, desligar as luzes e equipamentos que não estiverem em uso, entre outras.

Tecnologia Verde ou TI Verde

O setor de tecnologia adotou o conceito Tecnologia Verde ou TI Verde que surge para incorporar a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Dentro desse conceito engloba questões mais ampliadas como: impacto na cadeia produtiva, uso e reuso de recursos naturais, reciclagem de equipamentos, descarte de resíduos e também a utilização de arquiteturas e processos que possibilitem maior vida útil para as infra-estruturas de tecnologia.

O TI Verde segue três níveis de aplicações:

  1. Incrementação Tática: Não altera as políticas ou toma medidas drásticas. Na verdade, trabalha para a redução de consumo de energia e aplica algumas práticas simples de cotidiano, tais como: desligar as máquinas em momentos ociosos e instalação de lâmpadas fluorescentes.
  2. Estratégico: Nesse estágio é feita uma análise daquilo que deve ser melhorado, como é o caso da redução do consumo de energia elétrica e de água. São definidas políticas internas com o objetivo de diminuir os riscos ao meio ambiente e impacto de seus produtos.
  3. Deep IT ou TI Verde “a fundo”: Esse nível é muito mais abrangente e complexo, envolvendo toda uma nova estrutura das áreas da empresa. Temas como refrigeração e iluminação devem ser discutidos e alterados para otimizar o seu uso. Também é preciso a implementação de ações por parte dos colaboradores da empresa referente ao consumo de energia renovável, estimulo a utilização de transporte público ou aquisição carros híbridos. São abordados todos os pontos que impactam o meio ambiente de uma forma mais abrangente e que contribua com diminuição do impacto das ações do homem no meio ambiente.

Soluções em Painéis Eletrônicos Autossuficiente

Seguindo esse conceito a Vital Tech adotou a tecnologia verde em seus produtos para minimizar o impacto no meio ambiente. O projeto desenvolvido para a Kautex Textron do Brasil no estado de São Paulo reuniu a mais alta tecnologia em painel eletrônico e um sistema totalmente autossuficiente.

O painel eletrônico de cipa produzido para a Kautex é alimentado pela energia solar, nele é informado os dias sem acidente e o recorde de dois setores da empresa. Além de ser um painel autossuficiente ele é fabricado em Led’s que consomem menos energia.

Vantagens da energia solar

O uso de energia solar oferece inúmeros benefícios ambientais, especificamente em termos de sua capacidade de renovação e a redução das emissões de gases de efeito estufa e também benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los.

Benefícios Econômicos

  • Aquecimento solar não necessita nenhum combustível, somente em dias chuvosos e nublados o sistema necessitará de um auxiliar elétrico e/ou a gás;
  • O período de recuperação do investimento em aquecimento solar pode ser muito curto dependendo da quantia de água quente utilizada no projeto;
  • Depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia solar é praticamente gratuita e a economia se estenderá por tantos anos quanto o sistema estiver ativo.

Benefícios Ambientais

  • Aquecimento solar é energia limpa, renovável (diferentemente de gás, óleo e carvão) e sustentável, ajudando a proteger o nosso meio ambiente;
  • Os sistemas de aquecimento solar não poluem o ar, uma vez que, não lançam dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio ou o mercúrio na atmosfera, como outras formas de energia fazem. Assim, esses sistemas não contribuem para aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça;
  • O sistema aquece a água no próprio local onde será usada.

Benefícios de Manutenção

  • Sistemas de aquecimento solar necessitam de pouca manutenção e sob condições normais tem longa vida útil, durante anos e mesmo décadas;
  • O funcionamento é silencioso, sem movimento e sem odores;
  • Os sistemas de aquecimento solar podem ser expandidos, acrescentando-se mais coletores e fazendo ajustes nas instalações conforme novas necessidades.

Fonte Site Autossustentável, leia a matéria na íntegra aqui!

Vantagens dos Led’s

  • Longa vida útil
  • Redução dos custos de manutenção
  • Alta Eficiência Energética
  • Não emite Infra Vermelho e Ultra Violeta no facho de luz.
  • Com o uso de lentes o facho pode ser direcionado aumentando a eficiência
  • Dimerização sem variação de cores
  • Controle de cores é dinâmico.
  • Resistente a vibrações e impactos.
  • Não tem materiais pesados como mercúrio, não poluindo o meio ambiente no descarte.
  • Baixa tensão o torna mais seguro em algumas aplicações
  • Alta Eficiência em ambiente frio
  • Baixa emissão de calor, reduzindo o consumo de ar condicionado
  • Pode ser desligado e ligado sem alterar a sua vida útil

Indicador Semafórico de 3 Fases

Indicador de Produção

Contato / Orçamento